O momento mais importante do processo, é a Audiência, momento da advocacia onde a experiência mais se expressa.
Na audiência trabalhista todas as habilidades do advogado são testadas, uma vez que ali tudo é imediato. Existe na audiência uma situação na qual o advogado não pode revisar e corrigir o seu comportamento. Tudo o que ele fizer ali tem consequência, e as decisões têm de ser tomadas de imediato, com rapidez e ao mesmo tempo revisado toda uma estratégia.
Faça um estudo com antecedência, se possível anotando pontos-chave dos fatos e das questões de direito.
Nunca esqueça requerer, naquelas impugnações não acolhidas, de pedir para o juiz anotar no registro da audiência trabalhista o acontecimento e seu indeferimento.
Não deixe de observar o depoimento das testemunhas da parte contrária. É sempre tempo de alegar uma contradita de testemunha, caso ela possua grau de parentesco até o terceiro grau ou seja amiga íntima ou inimiga da parte. O que realmente impacta na contradita das testemunhas são as redes sociais.
Pesquise as testemunhas e veja se não há provas necessárias para a contradita nas redes sociais e em suas publicações. O advogado também não deve esquecer-se de pedir para registrar em ata os indeferimentos de seus pleitos, de reperguntas dirigidas à testemunha, porque estas
consignações podem reverter em favor de seu cliente.
Advogar na esfera trabalhista é, como em qualquer advocacia, jogar xadrez: todos os movimentos posteriores devem ser previstos, analisados e preparados, tanto seus, quanto imaginar os da outra parte.